Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Por Definir

Por Definir

16
Abr19

A loucura da informação

Hoje em dia é comum cair no exagero uma vez que somos uma geração que têm tudo à farta. Temos muita comida, logo, comemos muito e, como consequência, ficamos gordos. Descobrimos objetos que simplificam o nosso dia, logo, compramos muito. Consequência: prejudicamos o planeta e a nossa saúde mental. Temos Internet ilimitada, logo, consumimos muito. Consequência? Dependência de telemóveis, tablets, computadores e afins. Temos tudo em demasia. Demasiadas roupas, demasiados objetos, demasiadas distrações, demasiadas coisas no geral. E como diz o velho ditado, "tudo o que é demais faz mal". Todos estes excessos me preocupam de verdade mas há um que me chateia particularmente: o excesso de informação.  

Antigamente, o acesso à informação era escasso e foi evoluindo gradualmente mas a informação era controlada e limitada. Ainda que tivesse os seus contras, as pessoas não ficavam exaustas. Hoje em dia o processo é o oposto: descontrolado e ilimitado. O constante bombardeamento de informação desnecessária ou contraditória de que somos alvos é assustador. Perco-me facilmente por títulos aliciantes ou páginas que se revelam duvidosas ou dispensáveis e quando dou por mim tenho dúzias de separadores abertos.

A publicidade também está muito presente neste meu incómodo. Chateia-me aceder a uma página com o intuito de ficar a par das notícias e, acidentalmente, abrir outra originária de uma publicidade. Ou visualizar um vídeo sem antes assistir a um reclame. Por esta razão, ausento-me cada vez mais da Internet e das tecnologias. Não vejo televisão, restrinjo as redes sociais, utilizo pouco o telemóvel para fins de lazer. O que é que eu faço? Leio, escrevo, falo com as pessoas em 4D e faço malha ao serão. Talvez não tenha nascido na década de 90 como os meus pais alegam.

Nota

Todas as imagens aqui publicadas são do Pinterest, excepto se existirem indicações contrárias.

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Favoritos

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D