Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Por Definir

Por Definir

28
Jan19

As trocas entre gerações

Quando era pré-adolescente, nas férias grandes, as minhas idas à praia contavam-se por uma mão. Os meus pais sempre trabalharam e as suas férias, normalmente, coincidiam com a abertura das aulas. Enfiada em casa todos os dias, apenas saía ao final do dia quando já estava mais fresco. 

A minha avó fazia-me companhia todos os dias. Sentava-se no sofá e ali ficava, desde a hora do almoço até às seis da tarde (hora em que alimentava as galinhas). Nunca dormia a folga mas eu pensava que sim. Às vezes fechava os olhos e eu fazia barulho para ver se ela acordava. Nunca abrindo os olhos, dizia "não estou a dormir". 

Já eu, passava os dias quentes a ler. Lia desde que acordava até me deitar e, por vezes, ficava dois ou três dias sem sentir (diretamente) a luz do sol. Tanto os meus pais como a minha avó preocupavam-se muito porque eu pouco falava e pouco brincava. Só lia. Lembro-me de a minha mãe suplicar para eu ir arejar e passear pelo campo e eu, vendo o seu desespero, ia contrariada. 

No verão passado assisti a episódios que me transportaram para esta altura da minha vida. Os meus tios , que vivem junto às praia algarvias, estavam preocupados com o meu primo que passava os dias inteiros em casa a jogar PlayStation. O miúdo acordava por volta do meio-dia e até às quatro ou cinco da manhã não fazia mais nada mas jogar. Ainda que os amigos o convidassem para irem à praia, ele escolhia o jogo.  Se os pais também lhe suplicassem para sair à rua ficava chateado e, "para não aborrecer o menino", não o incomodavam mais. 

Confrontada com duas realidades diferentes, senti pela primeira vez um abismo entre a minha geração e a do meu primo: os livros foram trocados pelos aparelhos electrónicos; os pais perderam a autoridade; os filhos ganharam-na. 

 

Nota

Todas as imagens aqui publicadas são do Pinterest, excepto se existirem indicações contrárias.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Favoritos

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D