Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Por Definir

Por Definir

29
Abr19

Habilidades requeridas: ser perfeito

Com o mestrado na reta final, decidi começar a procurar ativamente emprego. Depressa percebi que para receber uma quantia suficiente para sobreviver autonomamente, necessito de uns quantos anos de experiência: coisa que não tenho, naturalmente. Optei por enveredar pelos estágios profissionais remunerados (idealmente) ou não-remunerados. 

No decurso da minha incansável pesquisa deparei-me com situações pouco agradáveis e até frustrantes. Para a posição de interno (INTERNO!), a maior parte das empresas ou organizações requerem uma série de qualidades, entre elas: vontade de aprender; capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo (multitasking); excelente capacidade de trabalhar em equipa; capacidade de trabalhar autónoma e individualmente; excelentes técnicas de comunicação e organização; capacidade de trabalhar sobre pressão; capacidade de integração; fluência em inglês; fluência noutra língua qualquer; notável atenção para o detalhe; excelente capacidade de gerir o tempo; excelente postura; excelente dedo mindinho; excelente em tudo-e-mais-alguma-coisa-que-possa-estar-indireta-ou-diretamente-relacionado-com-o-trabalho.

É compreensível que os empregadores queiram recém licenciados ou mestres com excelentes habilidades mas talvez devessem perceber que não há pessoas perfeitas. Tenho a sensação de que, aquando da escrita do anúncio da vaga, eles têm um separador aberto com uma lista de todas as qualidades humanamente existentes e fazem copy paste para o anúncio.

Durante este fim-de-semana, apercebi-me que ter uma licenciatura, um quase mestrado, ter feito 3 estágios, ter tido experiências profissionais/académicas em 3 países diferentes e saber 2 línguas e meia é mediano menos. 

Nota

Todas as imagens aqui publicadas são do Pinterest, excepto se existirem indicações contrárias.

11 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Favoritos

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D