Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Por Definir

Por Definir

01
Dez18

O tempo frio

Acorda-se cedo com a neblina que a madrugada deixou. As gotas de orvalho são visíveis nas plantas rasteiras e nas folhas das árvores. As galinhas, ainda meio adormecidas, debicam o solo verdejante enquanto aquecem os seus rebentos debaixo das asas que crescem para os aninhar. O cantar do galo ouve-se ao longe e, aqui e ali, escuta-se o arrulhar das rolas que acabaram de acordar. O silêncio do Alentejo é apenas cortado pelos sons da Natureza que o acalentam.

As luzes acendem aos poucos nas casas alentejanas. O fumo nas chaminés denuncia as lareiras acesas que aquecem os mais friorentos e que fornecem o calor necessário para se fazer café preto e torrar o pão que se unta com manteiga ou banha, conforme a preferência. Depois de alimentar os animais, fazem-se as lides domésticas, varre-se a rua cheia de galhos e folhas que o vento trouxe durante a noite e barafusta-se com a vizinha sobre o tempo que não deixa enxugar a roupa. 

Soa a buzina do homem do pão e, depois de alcançar o talego em casa, compra-se um pão de quilo e costas da massa do pão para comer com o café ao lanche. O almoço prepara-se de manhã para ficar pronto ao meio-dia. Um cozido de couve com carne de porco e uma chouriça para dar sabor. A chuva chega, finalmente, e até que sejam horas de beber o café com leite da tarde, põem-se à lareira recordando os velhos tempos e reclamando com o rumo que o mundo está a tomar. A lenha não chega até à noite e, debaixo de chuviscos, vai-se buscar mais ao manturo. 

Os dias passam devagar e, conscientes do tempo, aconchegam a alma entre cafés fumegantes e tardes à lareira onde o azinho crepita sem pressa. 

Nota

Todas as imagens aqui publicadas são do Pinterest, excepto se existirem indicações contrárias.

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Favoritos

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D